Consiste o mesmo em (1) pensar na escala maior que tem por tônica nota inferior do intervalos lembrando(2)o que se acha explicado isto é que os intervalos existentes entre o 1 grau de escala maior e cada um dos graus restantes são respectivamente de 2º maior ,3º maior 4º justa 5º justa,6º maior 7º e 8º justa.
Por ex: se deve qualificar este intervalo de quinta.
pensa-sena escala de fá maior . nesta , o dó é natural , o que nos daria um intervalo de 5º justa .
Mas o dó , no intervalo dado , é sustenido, logo,o intervalo dado é de 5º aumentado o outro ex:qualificar o intervalo de sétima.
pensa-se na escala de si maior ,em que o ´lá é sustenido.
o intercalo si-lá seria de sétima maior, logo ,o intervalo dado-si,lá b-é de sétima diminutiva.esse processo é , de um modo geral mais simples do que o explicado no texto .torna-se porem ,mais difícil (1)na formação de intervalos cuja nota dada é a superior, ou (2) na qualificação ou formação de intervalos com acidentes dobrados .
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