Tomando -se por tônica cada uma das sete notas, a partir do ré ré;mi,fá, lá si, dó e usando-se apenas notas naturais constroem-se sete escalas , cada uma das quais pertence a um modo diferente.
MODO DÓ RICO
MODO FRÍGIDO
LÍDIO
MIXOLÍDIO
EÓLIO
LÓ CRIO
JÔNIO
1º grau de um modo é sua final , ou tônica.
Os modos têm nomes gregos porque se julgava que correspondiam aos antigos modos da gerecia pesquisas mais recentes revelaram , porém que os modos gregos começavam em notas diferentes das dos homônimos eclesiásticos .Além disso, os gregos consideravam a escalas no sentidos descendente
o modo dórico por ex: vai de mi a mi (descendente mente)o frígio de ré a ré (descendente mente) etc.
os modos eram usados pela música litúrgicas da idade media por isso são chamados modos litúrgicos , ou modos eclesiástico
.
Recebem também o nome de modo gregoriano , por ter sido os papa grego rio I quem no século VI organizou a música com os nomes de modo maior (jônio) e modo menor(eólio).
Os outros modos(dó rico, frígio , lídio e mixolídio) foram esquecidos pela música erudita, mas continuaram a existir no folclore de muitos países .
Alguns compositores eruditos contemporâneos empregam-nos sistematicamente .
O modo lócrio foi introduzido pelos teóricos e parece nunca ter sido usados na pratica o que justifica o fato de não ser levado em conta ao se considerem os modos estes portanto , são tidos em números de seis .
Para se facilitar o entendimento do modo maior , costuma-se apresentar , como escala modelo, a de dó , por ser a de mais fácil compreensão ,uma vez que todas as suas notas são naturais .pela mesma razão usa-se a escala que vai de ré a ré como modelo do modo dórico a que vai de mi a mi como modelo do modo frígio e assim por diante , cada uma dessas escalas só contem notas naturais entretanto , assim como o modo maior pode ter por tônica qualquer nota natural ou acidentada os outros modos podem também se iniciar em qualquer nota , desde que é claro ,seja respeitada a posição dos tons e semitons que lhe é própria.
qualquer modo eclésia tico servir de base a construção de uma melodia assim como acontecem com os modos maior e menor .



obs: Não damos ex: do modo jônio porque este não é outra coisa senão o comuníssimo modo maior.
damos entretanto um ex: do modo eólio porque embora ele constitua a origem do fresquíssimo modo menor , só coincide com a escala natural deste último ora a escala menor natural e relativamente pouco usada uma vez que se dá preferência a harmônica e a melódica
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