domingo, 12 de agosto de 2012

Acidentes e armaduras de clave

modificam a altura das notas à sua direita e de todas as notas na mesma posição na pauta até o final do compasso corrente.
Music-doubleflat.png Duplo bemol
Abaixa a altura da nota em seu nível em um tom(dois semitons).
Music-sesquiflat.png Bemol e meio
Abaixa a altura da nota que se segue em três quartos de tom.
Music-flat.png Bemol
Abaixa a altura da nota que se segue em um semitom.
Music-demiflat.png Meio bemol
Abaixa a altura da nota que se segue em um quarto de tom.
Music-natural.png Bequadro
Cancela qualquer acidente prévio na mesma nota.
Music-demisharp.png Meio sustenido
Eleva a altura da nota que se segue em um quarto de tom.
Music-sharp.png SUSTENIDO
Eleva a altura da nota que se segue em um semitom.
Music-sesquisharp.png Sustenido e meio
Eleva a altura da nota que se segue em três quartos de tom.
Music-doublesharp.png Duplo sustenido
Eleva a altura da nota em seu nível em um tom(dois semitons).
ARMADURADE CLAVE: define a tonalidade da música, indicando quais notas têm sua altura modificada por bemóis ou sustenidos durante toda a música ou até que uma nova armadura de clave seja utilizada. Se nenhum acidente for colocado junto à clave, o tom da música é Dó maior ou Lá menor. Os exemplos mostrados estão em clave de sol.
Music-keysigflat.png Armadura com bemóis
Abaixa a altura de todas as notas indicadas pelos bemóis nas posições indicadas junto à clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. Os bemóis são acrescentados de acordo com a sequência do ciclo das quartas, ou seja Si♭, Mi♭, Lá♭, Ré♭, Sól♭, Dó♭ e Fá♭. Tonalidades diferentes são indicadas pelo número de acidentes. Por exemplo, se os dois primeiros bemóis são usados (Si♭ e Mi♭), a tonalidade é Si♭ maior ou Sol menor.
Music-keysigsharp.png Armadura com sustenidos
Eleva a altura de todas as notas indicadas pelos sustenidos nas posições indicadas junto à clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. Os sustenidos são acrescentados de acordo com a sequência do ciclo das quintas, ou seja Fá#, Dó#, Sol#, Ré#, Lá#, Mi# e Si#. Tonalidades diferentes são indicadas pelo número de acidentes. Por exemplo, se os quatro primeiros sustenidos são usados (Fá#, Dó#, Sol# e Ré#), a tonalidade é Mi maior ou Dó# menor.

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