modificam a altura das notas à sua direita e de todas as notas na mesma posição na pauta até o final do compasso corrente.
 |
Duplo bemol
Abaixa a altura da nota em seu nível em um tom(dois semitons). |
 |
Bemol e meio
Abaixa a altura da nota que se segue em três quartos de tom. |
 |
Bemol
Abaixa a altura da nota que se segue em um semitom. |
 |
Meio bemol
Abaixa a altura da nota que se segue em um quarto de tom. |
 |
Bequadro
Cancela qualquer acidente prévio na mesma nota. |
 |
Meio sustenido
Eleva a altura da nota que se segue em um quarto de tom. |
 |
SUSTENIDO
Eleva a altura da nota que se segue em um semitom. |
 |
Sustenido e meio
Eleva a altura da nota que se segue em três quartos de tom. |
 |
Duplo sustenido
Eleva a altura da nota em seu nível em um tom(dois semitons). |
ARMADURADE CLAVE: define a tonalidade
da música, indicando quais notas têm sua altura modificada por bemóis
ou sustenidos durante toda a música ou até que uma nova armadura de
clave seja utilizada. Se nenhum acidente for colocado junto à clave, o
tom da música é Dó maior ou Lá menor. Os exemplos mostrados estão em
clave de sol.
 |
Armadura com bemóis
Abaixa a altura de todas as notas indicadas pelos bemóis nas posições
indicadas junto à clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. Os
bemóis são acrescentados de acordo com a sequência do ciclo das quartas,
ou seja Si♭, Mi♭, Lá♭, Ré♭, Sól♭, Dó♭ e Fá♭. Tonalidades diferentes são
indicadas pelo número de acidentes. Por exemplo, se os dois primeiros
bemóis são usados (Si♭ e Mi♭), a tonalidade é Si♭ maior ou Sol menor. |
 |
Armadura com sustenidos
Eleva a altura de todas as notas indicadas pelos sustenidos nas posições
indicadas junto à clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. Os
sustenidos são acrescentados de acordo com a sequência do ciclo das
quintas, ou seja Fá#, Dó#, Sol#, Ré#, Lá#, Mi# e Si#. Tonalidades
diferentes são indicadas pelo número de acidentes. Por exemplo, se os
quatro primeiros sustenidos são usados (Fá#, Dó#, Sol# e Ré#), a
tonalidade é Mi maior ou Dó# menor. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário